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Como escolher o óleo de motor?

Lubrificar, manter o motor limpo e ajudar no arrefecimento são algumas das funções do óleo no motor.


Então “Como escolher o óleo do meu carro?” é a pergunta.


Para cada carro, há uma recomendação de tipo de óleo específico e cada montadora especifica no manual do carro a viscosidade e o nível mínimo de desempenho.


Viscosidades: SAE 0W30,  5W30, 10W40 e etc

Desempenho: API SL, SM ou SN


O tipo de óleo também varia de acordo com as características dos veículos e de seus motores, onde, o tipo do óleo muda de carro de passeio para motocicleta e veículos pesados.


Preciso usar o óleo da montadora?

Não é necessário utilizar o óleo da marca da montadora.

O fluido de outro fabricante, mas com a mesma base (sintética ou mineral) e índices idênticos de viscosidade (SAE) e aditivação (API), cumpre sua função com igual eficiência.


Definições como 10w40, 15w30, 5w40 por exemplo tem a letra “W” que representa a palavra “Winter”, que significa "inverno" em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°.


APLICAÇÃO DO PRODUTO

Por fim, ao lado inferior direito, você encontrará as especificações de aplicações, de acordo com as normas americanas (API) ou normas europeias (ACEA).


API

 A classificação API está baseada nos graus de severidade em que os motores são expostos. É essencial saber que o “S”  indica a especificação correta para motores à combustão, ou seja, veículos de passeio, caminhonetes e vans. Enquanto o nível de performance será avaliado na escala de “A” a “M”  seguindo a evolução das letras, em que o “M” indica o óleo de maior qualidade, para veículos que exigem alta performance.


ACEA

No caso das normas ACEA, a letra “A” indica que o óleo é para motores a gasolina de veículos  de passeio, a letra “B” quer dizer que o lubrificante é indicado para motores à diesel  rápido (caminhonetes e jipes), enquanto a letra “C” significa que o óleo é feito para veículos  à diesel pesado (ônibus e caminhões). Todas as letras podem vir acompanhada de um número, que significa o nível baixo, médio ou alto de performance do mesmo representado respectivamente por “1”, “2” e “3”.


Tem problema utilizar uma aditivação superior?


Não tem problema! Você não pode utilizar uma aditivação inferior.


Para que serve o aditivo no óleo?

Ao adicionar aditivo no óleo básico, feita pela fábrica de lubrificantes, intensifica suas características, minimizando propriedades indesejáveis e evitando possíveis danos ao motor.


Detergentes: esses tipos de aditivos são destinados à lubrificação de motores.


Antioxidantes: evitam as reações de oxidação, por estarem mais próximos do oxigênio, não permitindo a oxidação e a degradação do lubrificante enquanto existir o aditivo.


Anticorrosivos: sua função principal é proteger o metal da corrosão.


Antiespumantes: esses aditivos visam impedir a formação de espuma, melhorando a resistência ao desenvolvimento da mesma.


Aditivos melhoradores de índice de viscosidade: esse aditivo pode aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico, pela ruptura e inchamento das moléculas de hidrocarboneto presentes na composição.



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