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Diferenças e Vantagens dos câmbios Manual, Automático, Automatizado, CVT e Dupla Embreagem

Pensando no mercado, os carros automáticos aumentaram muito no Brasil, mas o consumidor ainda não tem muito conhecimento sobre câmbio automático, automatizado, dupla embreagem, CVT e manual.


Cambio manual e os diferentes tipos de câmbios automáticos e automatizados são facilmente notados pelo pedal de embreagem no carro ou a ausência do mesmo.


Então vamos lá saber mais sobre como funciona cada tipo de câmbio:


MANUAL

A embreagem está acoplada no volante do motor e nas engrenagens do câmbio, sendo composta por três elementos: rolamento, platô e disco. Quando o pedal da embreagem é acionado, o disco da embreagem desacopla do volante do motor, assim o acesso da transmissão à caixa de torque vai através do eixo primário, em seguida selecionamos a marcha que após soltarmos a embreagem é acoplada ao volante do motor.


AUTOMÁTICO

Câmbio automático se baseia em um sistema de engrenagens planetárias sempre engatadas entre si e força depende da ordem com que essas engrenagens são conectadas.


DUPLA EMBREAGEM

O funcionamento cambio de dupla embreagem é como se fossem dois câmbios dentro de uma só caixa, onde duas embreagens que controlam dois conjuntos de engrenagens completos fazem as trocas de marcha acontecerem de forma automatizada.


CVT

O funcionamento é bem parecido com o sistema de catracas de uma bicicleta com marchas mas trocas são feitas de forma automática de acordo com a velocidade. Em outras palavras, duas polias de tamanhos diferentes, interligadas por uma correia de alta resistência, que se move de acordo com a pressão no pedal do acelerado




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