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Uber irá pagar motoristas e entregadores em isolamento ao coronavírus

A empresa (Uber) afirmou que qualquer motorista ou entregador diagnosticado com a Covid‑19 ou que tiver quarentena solicitada por uma autoridade de saúde receberá assistência financeira durante até 14 dias enquanto sua conta estiver suspensa. “Já ajudamos motoristas parceiros em algumas áreas afetadas e estamos implementando essa medida rapidamente em todo o mundo”, diz nota.


O valor da assistência será baseado nos ganhos diários médios do motorista afetado nos últimos seis meses.


“Se o motorista está na plataforma da Uber há menos de seis meses, seus ganhos médios serão baseados no quanto ganhou no período entre sua primeira viagem e 6 de março de 2020”, diz a nota da empresa.


Para motoristas dos EUA, a Uber apresentou uma simulação de valores. Por exemplo, se o motorista tiver um ganho médio diário de US$ 28,57, ele receberá US$ 400 (o valor diário multiplicado por 14). Se recebeu uma média de US$ 64,28 por dia nos últimos seis meses, terá uma assistência de US$ 900 para o período de 14 dias.

Para ser elegível à assistência financeira, o motorista ou entregador parceiro deve se inscrever no site da Uber e apresentar um documento que ou comprove que ele esteja com a Covid-19 ou um atestado emitido por uma autoridade da saúde solicitando a quarentena.


No Brasil, a empresa ainda não registrou nenhum caso cadastrado em sua plataforma e a assessoria afirmou que a companhia está seguindo a mesma política da sede americana, onde alguns casos já foram confirmados.


CONTA BLOQUEADA

“Durante o nosso trabalho com as autoridades, é possível que ocorra a suspensão temporária de contas de usuários ou motoristas parceiros após a confirmação de que contraíram ou foram expostos ao COVID‑19. Também contamos com a consultoria de um epidemiologista para garantir que as medidas tomadas por nossa empresa sejam embasadas em orientações médicas”, diz a nota.


99

A DiDi Chuxing, dona da 99 e da 99Food no Brasil, criou um fundo especial de US$ 10 milhões para apoiar os motoristas e entregadores parceiros da empresa que forem diagnosticados com a Covid-19 nos mercados onde atuam.

Além disso, a empresa criou uma página de orientações sobre a pandemia em seu site e está enviando mensagens pelo aplicativo para auxiliar e orientar os usuários da plataforma no Brasil. “Outras ações sobre bloqueio provisório de motoristas parceiros relacionados ao diagnóstico do coronavírus estão em estudo e serão comunicadas nos próximos dias”, diz a empresa.


A 99 orienta todos os usuários e motoristas a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde. “Se, mesmo tomando essas precauções, o motorista parceiro ou o passageiro apresentarem sintomas parecidos com o de uma gripe, como febre, cansaço, tosse seca, dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia, ele pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações e locais de atendimento”.






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